Clara Haddad –Produções Artísticas promove Cultura com iniciativa única

Nos dias 28 e 29 de Maio em comemoração aos 3 anos de existência da SEXTA DOS CONTOS realizar-se-á o primeiro Encontro Internacional de Narração Oral “Um Porto de Contos” .

O que se pretende é reavivar a memória dos adultos, as tertúlias de outros tempos, o encontro de pessoas com interesses comuns, de diferentes idades, de modo a aproximar gerações. Os mais crescidos também podem ouvir boas histórias; histórias para gente grande!

Nomes importantes da narração oral chegam ao Porto para partilhar suas histórias permitindo-nos viajar e conhecer diversas culturas e muitas formas de ver e entender o mundo.

Este evento contará com a presença do narradorres António Fontinha (Portugal) Joxe Maria Carrere (Pais Basco), César Villegas – Wayqui (Perú), Helena Faria(Portugal), Paula Carballeira(Galiza) ,  Clara Haddad( Brasil) , entre outros.Também conta com a participação do músico Gonçalo Cruz(Portugal).

Todos estes convidados vão  fazer com que o público possa ter contacto com culturas diferentes e a oralidade ancestral .Porque os contos não só servem para adormecer os miúdos mas servem  para despertar a mente dos adultos. Contar história é a arte mais antiga do mundo!

Como tudo começou…

O projecto pioneiro na cidade do Porto foi encetado em Maio de 2008 pela narradora Clara Haddad e conta com o apoio da Tertúlia Castelense e do Clube de Espanha. Uma iniciativa que visa promover e difundir a narração oral e os contadores de histórias, bem como, seus diversos estilos de narrativa.



A narradora Clara Haddad é coordenadora e criadora da Sexta dos Contos e leva na bagagem histórias contadas no Brasil e Portugal, Espanha, Venezuela, Bélgica , França, México, Perú em simpósios, maratonas de contos, bibliotecas, teatros e festivais, também integrou por 3 anos a equipa do projecto educativo do Hospital Pedro Hispano – onde desenvolveu um trabalho pioneiro que une meditação, visualização criativa e contos com as crianças do contexto hospitalar.





A Sexta dos Contos é uma iniciativa de “serviço público”, intimamente ligada a arte, ao passado e a história. Uma acção cultural e educativa que valoriza a arte de contar histórias como actividade espontânea e intuitiva.

Uma vez por mês o público dos mais crescidos tem a oportunidade de ver e ouvir narradores de prestígio nacional e internacional de várias nacionalidades. Por esta tertúlia já passaram grandes nomes da narração oral mundial entre eles:, Boniface O Fogo(República dos Camarões), Thomas Bakk (Brasil), Alberto Magassela (Moçambique), Carles Garcia Domingo(Espanha), Raquel Queizas( Galiza), Jorge Serafim(Portugal), Rodolfo Castro (Argentina), Angelo Torres (Guiné), Caroline Mantoy (França),Hammutopia (Marrocos)entre outros. 

Sem comentários:

Enviar um comentário