Mecenas




Mecenato é o patrocínio financeiro a artistas ou cientistas, com a finalidade de desenvolver a sua obra sem obrigar a uma responsabilidade financeira imediata.
Também podemos entender o mecenato como um APOIO, seja monetário ou em espécies, que uma organização doa para o desenvolvimento social, cultural e cientifico da sociedade, assim como para a preservação do meio- espaço ambiental..
As acções de mecenato ajudam a melhorar a reputação das organizações que as realizam, chegando a transformar-se numa acção de relações públicas. Os mecenas encarregam-se de proteger os artistas e financiar as suas obras.
Concluindo, um “mecenas” é uma pessoa poderosa que oferece o seu apoio espiritual e material aos literatos e artistas em qualquer das suas obras ou criações.
 Fonte: Wikipedia

 


Querido amigo dos Contos e das Artes (ou possível mecena):
O Encontro Internacional de Narração Oral denominado “Um Porto de Contos” nasceu a título experimental em 2011 na comemoração dos 3 anos de existência da SEXTA DOS CONTOS( um sonho materializado com muito êxito), um evento mensal que foi realizado durante 4 anos e meio no café bar Tertúlia Castelense na Maia.

Um Sonho... Uma causa… Um encontro… Um Festival...

Este foi «um teaser» do primeiro festival internacional de contadores de histórias realizado na região norte. Realizado a partir de esforços de vários parceiros que acreditaram no poder das histórias
Agora, estamos prontos para avançar em «grande» e encher corações!

Ateneu Comercial do Porto será o palco principal do Encontro Internacional de Narração Oral” Um Porto de Contos”, a decorrer entre 26 a 28 de julho de 2013. Nesse espaço- repleto de passado e «histórias»- haverá igualmente exposições de arte, a feira «Porto das Letras, Artes e Palavras», exposições fotográficas, os «Sacos com Histórias», conversas e sessões de contos, apresentação de livros, sessões de autógrafos, música, e outros motivos de visita e escuta.

O pré-festival - já a decorrer em vários espaços do Porto- tem trazido igualmente várias propostas para todos os públicos à volta das histórias, e tem sido um sucesso :)

É nossa missão materializar os sonhos e transformá-los numa iniciativa de “serviço público”, intimamente ligada à arte, ao passado e à história. Uma acção cultural e educativa que valoriza a arte de contar histórias como actividade espontânea e intuitiva.

A ideia deste evento pioneiro surgiu pela narradora Clara Haddad, brasileira de origem sírio_libanesa e já com nacionalidade portuguesa e sotaque nortenho, que deseja que os contos, os narradores e as narrativas sejam conhecidos pelo público adulto e infantil. Diz um velho ditado que "os contos não servem só para fazer adormecer as crianças...dizem que eles servem para despertar a mente dos adultos!" E é isso que se pretende! Reavivar a memória dos adultos, as tertúlias de outros tempos, o encontro de pessoas com interesses comuns, de diferentes idades, de modo a aproximar gerações. Os mais crescidos também podem ouvir boas histórias; histórias para gente grande!

Nomes importantes da narração oral já estiveram em Portugal a convite da Escola de Narração Oral Itinerante de Clara Haddad permitindo-nos viajar e conhecer diversas culturas e muitas formas de ver e entender o mundo.

O Festival/Encontro Internacional de Narração Oral está marcado para Julho de 2013, entre os dias 26 e 28 e tem como tema o ano do Brasil em Portugal.

Conta com a participação de narradores muito respeitados a nível internacional, além de escritores e convidados do Brasil, Espanha e Portugal. Está organizado em formato de circuito, com parceria de vários espaços, onde vão decorrer várias actividades. Destacamos algumas: 
  • Espectáculos com os narradores nacionais e internacionais
  • Sessões de contos para famílias
  • Oficinas sobre a arte de contar histórias e animação de leitura com especialistas
  • Sessão de autógrafos com escritores
  • Encontro com escritores e ilustradores do Brasil, Portugal e Espanha
  • Visita guiada pelos pontos centrais da cidade com guia turístico especializado em contos em francês, inglês e português
  • Exposição dos sacos com histórias da Entremeio d´histórias de Cláudia Pinheiro
  • Espaço aberto para novos talentos e interessados na narração oral mediante inscrição, (Contos Vadios)
  • Feira do Livro com espaço para artesanato urbano
  • Pedalando entre contos em Matosinhos

E, é tudo isto (e muito mais) que queremos fazer crescer em Julho 2013 e que queremos construir com todos!

Fazemos parte de um sistema (infelizmente) em que o sonho, por vezes, precisa de um «empurrãozito» monetário para se materializar. Por isso iniciamos esta Campanha de MECENATO “Um Porto de Contos” 2013, para manter a criação e a produção deste evento que pretende ser de todos.

Objectivos da Campanha de MECENATO “Um Porto de Contos” 2013

Precisamos do vosso apoio porque só assim iremos conseguir assegurar a alimentação dos convidados, equipa e voluntários nos dias do evento, transporte dos convidados, passagem área da convidada brasileira Gislayne Matos.

Precisamos do vosso apoio porque disso depende a realização deste sonho, um sonho que muitos partilham, mas que por motivos financeiros vê sua sustentabilidade em risco.

Portanto, apelamos a todos vocês, queridos amigos dos contos e da arte a cooperar, fazendo doações e ajudando a que este evento seja de todos.

Se quiserem contribuir financeiramente e nos ajudar com este sonho, podem solicitar detalhes da conta ou oferecer outro tipo de ajuda escrevendo para umportodecontos@gmail.com


Saibam mais sobre o projecto em:
E no Facebook

Uma Iniciativa | Escola de Narração Oral Itinerante by Clara Haddad
Direção e produção do Festival| Clara Haddad
Colaboradores| Sofia Freitas, Susana Correia, João Sá, Aida Suaréz, Maria dos Prazeres Rovisco
Consultora de Comunicação| Carla Marques 
Comunicação Visual| What Design- Silvia Teixeira
Logomarca Festival| Álvaro Lemos

Sem comentários:

Enviar um comentário