Um Porto de Contos 2013

“ UM PORTO DE CONTOS”- PORTO 2013
organizado Escola de Narração Itinerante de Clara Haddad



Uma iniciativa de “serviço público”, intimamente ligada à arte, ao passado e à história. Uma acção cultural e educativa que valoriza a arte de contar histórias como actividade espontânea e intuitiva.
Missão/público infantil e adulto
O que se pretende é conjugar várias linguagens artísticas à volta das histórias. Contar contos, lendas e histórias e reavivar a memória dos adultos, as tertúlias de outros tempos, o encontro de pessoas com interesses comuns, de diferentes idades, de modo a aproximar gerações e reflectir sobre o mundo. Os mais crescidos também podem ouvir boas histórias: narrativas para gente grande, a par dos contos pensados para o público infantil.

O Ateneu Comercial do Porto será o palco principal do «Um Porto de Contos»- Encontro Internacional de Narração Oral, a decorrer entre 26 a 28 de julho. Nesse espaço- repleto de passado e «história» - decorrerão várias iniciativas em simultâneo e em várias salas, com destaque para as sessões de contos. Haverá, igualmente, exposições de arte, a feira «Porto das Letras, Artes e Palavras», exposições fotográficas, os «Sacos com Histórias», visitas guiadas, artes plásticas, tertúlias, apresentação de livros, sessões de autógrafos, música, os Contos Vadios e outros motivos de visita e escuta.

Convém salientar que todas as actividades a decorrer em dois andares do Ateneu Comercial do Porto são de entrada livre, um convite aos cinco sentidos, ao longo destes três dias de festival.
As únicas actividades sujeitas a bilhete são as oficinas e as sessões de contos principais, com palco no salão nobre do Ateneu.

A Invicta merecia ter um evento como este dedicado aos contos e às narrativas!

O pré-festival - já a decorrer em vários espaços do Porto- tem trazido variadas propostas para todos os públicos à volta das histórias, como a iniciativa «Entre Contos & Vinhos», marcada para 20 de Julho, nas caves Croft, em Gaia, pelas 21horas. Uma sessão com provas de vinhos, histórias e música.

Programa

O «Um Porto de Contos» - Encontro Internacional de Narração Oral, está inserido no tema «O ano do Brasil em Portugal».

Conta com a participação de narradores muito respeitados a nível internacional, além de escritores e convidados do Brasil, Espanha e Portugal. Está organizado em parceria com vários espaços como a Casa do Infante e as Caves Croft, e várias marcas, sendo no Ateneu Comercial do Porto, que vão decorrer inúmeras actividades. Destacamos algumas:


     Espectáculos/Sessões de contos com os narradores nacionais e internacionais
     Sessões de contos para famílias
     Oficinas sobre a arte de contar histórias e animação de leitura
     Sessões de autógrafos com escritores, onde se inclui a parceria com a iniciativa «Não há Feira mas há escritores», que surgiu em protesto contra a não organização da Feira do Livro do Porto
     Encontro com escritores e ilustradores do Brasil, Portugal e Espanha
     Visita guiada pelos pontos centrais da cidade com guia intérprete especializado em contos em francês, espanhol, inglês e português, dinamizada pela equipa da NTDM-Specialized Tourism, em parceria com a Escola de Narração Oral Itinerante Clara Haddad. Partidas e Chegadas via Ateneu
     Exposição dos sacos com histórias
     Espaço aberto para novos talentos e interessados na narração oral mediante inscrição, os designados «Contos Vadios»
     Feira do Livro com espaço para artesanato urbano
     Exposições


O circuito de contos para testar os públicos que percorreu vários espaços do Porto foi um sucessJ.
Acreditamos que a narração precisa de novos estímulos e entendemos que todas as pessoas podem ter acesso a esta arte ancestral, e espalhá-la pelo mundo, em vozes de todas as idades.


Equipa do «Um Porto de Contos»:

Organização| Escola de Narração Oral Itinerante by Clara Haddad
Direção e produção do Festival| Clara Haddad
Colaboradores| Sofia Freitas, Susana Correia, João Sá, Aida Suaréz
Consultora de Comunicação| Carla Marques 

Comunicação Visual| What Design- Silvia Teixeira
Logomarca | Álvaro Lemos

Audiovisual: José Pires, Nuno Fangueiro e Pedro Ferreira
Parcerias| Ateneu Comercial do Porto, FNAC, Caves Taylors, Livraria Salta Folhinhas ,What Design, Entremeioslusos, Tecto do Mundo - NTDM-Specialized Tourism, Conception.pt, pensão A Favorita, Cuckoo, Editora Kalandraka ,Editora Trinta Por Uma Linha e Editora Paleta de Letras.



Apoio ao Circuito de Contos| Terra na Boca, Quintal Bioshop, Maus Hábitos, Galerias de Paris, Pinguim, Contagiarte, Duas de Letras, Casa da Beira Alta, Casa da Madeira, Cadeira de Van Gough, Dar à Sola- Associação Cultural.



Historial
«Um Sonho...Uma causa…Um encontro…Um Festival...»
O «Um Porto de Contos» - Encontro Internacional de Narração Oral nasceu, a título experimental, em 2011, entre 28 e 29 de Maio, nas comemorações dos 3 anos de existência da SEXTA DOS CONTOS, um evento mensal que foi realizado durante 4 anos e meio no café bar Tertúlia Castelense, na Maia.
Este foi o teste para o Encontro Internacional de Contadores de Histórias realizado na região Norte. Um resultado de esforços de vários parceiros que acreditaram no poder das histórias.
A ideia partiu da narradora profissional Clara Haddad, brasileira de origem sírio-libanesa e já com nacionalidade portuguesa e sotaque nortenho, que desejava e pretende que os contos, os narradores e as narrativas sejam conhecidos pelo público adulto. Diz um velho ditado que" os contos não servem só para fazer adormecer as crianças...servem para despertar a mente dos adultos!" E é isso que se pretende! O encontro de pessoas com interesses comuns, de diferentes idades, de modo a aproximar gerações. Histórias que nos fazem reflectir e «encher» corações de vida.
Nomes importantes da narração oral já estiveram em Portugal a convite de Clara Haddad, permitindo viajar e conhecer diversas culturas e muitas formas de ver e entender o mundo:
António Fontinha (Portugal) Joxe Maria Carrere (Pais Basco), César Villegas – Wayqui (Perú), Helena Faria (Portugal), Paula Carballeira (Galiza , Clara Haddad (Brasil), Boniface, o Fogo (República dos Camarões), Thomas Bakk (Brasil), Alberto Magassela (Moçambique), Carles Garcia Domingo (Espanha), Raquel Queizas (Galiza), Jorge Serafim (Portugal), Rodolfo Castro (Argentina), Angelo Torres (Guiné), Caroline Mantoy (França), Hammutopia (Marrocos), Soledad Felloza (Uruguai), Enrique Argumedo (Perú), Ana Lage (Portugal).

Agradecimentos especiais: Teresa Cunha, Maria dos Prazeres Rovisco,
Belarmino Antunes, Vitor Fernandes, Diana Maciel, Mariana Machado, Rui Ramos, André Boaventura, Manuela Leitão, Paulo Fonseca, Cláudia Pinheiro, Alunos da Escola de Narração Oral Itinerante de Clara Haddad



Visitem a nossa página no Facebook!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário