Convocatória Voluntários


CONVOCATÓRIA 
Equipas de voluntários 
UM PORTO DE CONTOS-2015

Setor 1 – Gestão

[ ± ] Equipa de receção
É a porta de entrada do festivall!!
É onde damos as boas vindas a quem nos visita e a quem nos proporciona tão bons momentos. A equipa roda pelas tarefas da bilheteira (venda de entradas e informações) e pelo acolhimento de artistas (check-in e check-out). Se és simpático e bom comunicador em português, inglês ou espanhol, se tens sentido prático, lidas bem com tecnologia e sabes gerir stress (o teu e o dos participantes) esta é a tua equipa. A exigência e o nível de responsabilidade são muito elevados, mas o espírito de equipa é forte e os sorrisos dos visitante são garantidos. Se reúnes estas características encontraste o seu espaço!
A Equipa de Receção ao Festival, está à tua espera!

[ ± ] Aprovisionamento
Gerir os stocks de materiais que as diferentes equipas necessitam e fazer algumas compras. O bom funcionamento desta equipa é essencial para o bom funcionamento do festival! Ser organizado e disponível para auxiliar os outros rapidamente são pré-requisitos dos voluntários desta equipa.

Centro Operacional
O Centro Operacional está no centro do Um Porto de Contos. Articula-se com Bombeiros, GNR, Proteção Civil e Segurança Privada, entre outros e zela pelo bem estar e segurança de todos. Serve de ligação entre estas várias entidades, ficando os voluntários responsáveis por assegurar essa função, em estreita colaboração com os responsáveis. Se tens capacidade de gerir stress, de articulação e gestão de problemas então candidata-te. Dá-se prioridade a voluntários com experiência em emergência.

Programação

[ ± ] Manutenção de palcos
Os palcos são abertos de manhã, no fim de semana, sábado e domingo começando às 10h00. É preciso é vontade e um sorriso na cara, O sol cumprimenta-nos sempre! Venham ouvir histórias. Os palcos estão prontos!

Assistência de palcos
Assistência técnica e de produção aos palcos das tendas do festival. Apoiar o trabalho técnico no horário diurno, assistência aos monitores das diferentes oficinas, apoiar na amplificação sonora... Dar apoio às direções de palco no horário noturno, abastecer de águas dos narradores, escritores e convidados, acompanhar os narradores, escritores e convidados. Equipa animada e no coração do festival!

[ ± ] Técnicos de som
Ser Técnico de som é a oportunidade de se envolver diretamente com aos artistas que narram no festival e que trazem coisas diferentes. Quando chega a hora montam-se microfones, passam-se os cabos, partilham-se experiências e faz-se soar a alma do festival. Lidar bem com a pressão é um atributo essencial, assim como ter formação ou experiência comprovada na função.

Espaço Criança
No Um Porto de Contos, as sessões noturnas são vocacionadas para o público adulto e que por vezes deixam de sair pois não sabem com quem deixar os filhos em segurança…Neste espaço, as funções dos voluntários são essencialmente: dar apoio, organizar o espaço e dar atenção às crianças. É importante e fundamental que os voluntários tenham alguma experiência com crianças, sejam criativos e que gostem de se divertir.

[ ± ] Programação
Percorrer o recinto de lés a lés, fazer as últimas atualizações nos espaços dos eventos a decorrer no momento.( oficinas, apresentações, sessões…) Dinamismo e capacidade de
de adaptação e boa disposição são necessários para integrar esta equipa.

Assessoria de Imprensa
Se gostas de comunicação e se interessa por histórias e por uma iniciativa diferenciada para promover esta é a sua área! Ajude-nos a dar a conhecer para os meios de comunicação o nosso evento. Faça o seu portifólio integrando uma equipa com muita disposição. Para começar a partir de 15 março de 2015!

Montagem
Se queres começar o festival mais cedo e ajudar-nos a preparar o espaço , inscreve-te nesta equipa! Trabalhas a semana que antecede o festival, a colocar estacas, a martelar, a colocar sombras, a olhar cuidadosamente todos os detalhes para que nada falhe... e assim que o Um Porto de Contos começar ficas livre para o ver e ouvir todas as histórias e participar de toda as actividades!

Desmontagem
Logo pela manhã do dia 27 de julho, inicia-se a desmontagem. Se te queres divertir no festival e tens energia para um pouco mais, fica connosco mais 1 ou 2 dias para desmontar o festival!

PTO's
Martelo, alicate, pregos e serrote. Cordas, contactos, telemóvel, improvisação e paciência. São estas as principais ferramentas destes seres invisíveis, Paus para Toda a Obra (PTO's), que por todo o recinto fazem o inimaginável para resolver os problemas que vão surgindo. Disponibilidade (quase total) e capacidade de gerir tensões não são obrigatórios, mas recomendam-se vivamente.

Jornal
O Jornal, o grande diário do Um Porto de Contos, durante 3 dias! Como captar o espírito do Festival? A equipa do Jornal está sempre à sua procura de notícia, um comentário, algo interessante e marcante, assim como as iniciativas que vão surgindo no festival, na programação oficial ou fora dela! E as noções de design são bem vindas!
Repórteres que escrevem os textos, camara man, fotografo e editor(A) de conteúdos para web e redes sociais.( que traga seu próprio material).

Informação básica sobre o voluntariado no Um Porto de Contos

O Um Porto de Contos é festival inovador e pioneiro na região norte de Portugal dedicado a narração oral e que se conjuga com outras vertentes artísticas.Nasceu de um sonho e de uma vontade de difundir os narradores e as narrativas. O tempo e o esforço investidos em todas as áreas do voluntariado, são vitais para garantir a continuidade do festival e o cumprimento dos compromissos por este assumidos com os participantes, artistas e monitores, com os parceiros, a comunidade local e com todos os que contribuem de forma direta ou indireta para o seu sucesso.

Agradecemos a todas as pessoas que se disponibilizam para integrar o programa de voluntariado do Um Porto de Contos e assumem conosco o compromisso de cumprir e fazer cumprir os princípios e linhas orientadoras que regulam o trabalho da equipa Um Porto de Contos.

Exercício de funções
Os voluntários devem apresentar-se nos dois dias que antecedem o início do festival (ou, excecionalmente, no prazo que acordarem com os coordenadores das respetivas equipas) com o propósito de levarem a cabo todas as tarefas de carácter organizativo e/ou preparativo essenciais ao bom funcionamento do seu sector e ao desenvolvimento da sua atividade enquanto voluntário, permanecendo disponíveis até ao final do festival.

O número de horas de voluntariado diário estará sujeito à especificidade das funções a desempenhar e será definido e comunicado pelo coordenador de cada equipa.

Alimentação
Os voluntários têm direito a 2 senhas diárias para a refeição num dos parceiros locais ou dos arredores do festival.

Atividades
Têm direito à livre circulação no recinto do festival e à participação em todas as atividades programadas fora dos seus horários de atividade enquanto voluntários.


CANDIDATURAS ATRAVÉS DO E-MAIL
umportodecontos@gmail.com

Encontro Internacional de Narração Oral" Um Porto de Contos"
Imagem do festival 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário