Narradores Internacionais
Boniface o Fogo
República dos Camarões
Boniface nasceu em Bogondo ,uma aldeia do interior da República dos Camarões,
lugar onde a tradição oral
era a única forma de transmissão de conhecimento.
Chegou a Espanha em 1988 e
desde 1992 trabalha como contador de histórias, actividade que tem desenvolvido por todo o mundo, em escolas, bibliotecas,
festivais e ONGs, a partir de fábulas,
lendas, mitos e tradições da
África Negra.
Apesar do percurso académico que fez em Espanha, a cultura oral, na qual foi educado, continua a ser a pedra de toque do seu trabalho. Conta em francês e espanhol. Em 2005 renunciou definitivamente à sua actividade de Mediador Intercultural para se dedicar exclusivamente ao mundo dos contos.
Produziu dois documentários sobre a tradição oral em seu país e ganhou inúmeros prémios
como
narrador em vários festivais, sobretudo na Colômbia.
Ângelo Torres
Guiné
Actor e contador do mundo. Nascido na Guiné Equatorial, Ângelo descobre a tradição oral em S.Tomé, quando, ainda criança, acompanha a família no regresso do exílio, após o 25 de Abril.
Actor e contador do mundo. Nascido na Guiné Equatorial, Ângelo descobre a tradição oral em S.Tomé, quando, ainda criança, acompanha a família no regresso do exílio, após o 25 de Abril.
Completa a sua infância a ouvir histórias da sua avó, estuda em Cuba, estabelece-se em Portugal.
Em 1994 , desafiado por António Fontinha, começa a "contar uns contos". ..foi o acordar de uma
vocação...
Como actor integrou os filmes: “Tudo isto é Fado”, “Nha Fala” e “Preto e Branco”. Fez parte do elenco das peças: “A Varanda de Frangipani”; “Mar Me Quer”; “Sorrisos de Bergman”.
HammuTopia
Marrocos
Narrador oral há mais de 18 anos. Já se apresentou em vários países tais como Espanha, Brasil, Alemanha, Cuba, Brasil, Marrocos.
Marrocos
Narrador oral há mais de 18 anos. Já se apresentou em vários países tais como Espanha, Brasil, Alemanha, Cuba, Brasil, Marrocos.
Resgata e recupera antigas histórias convertidas em um oasís de emoções. Narra em espanhol, francês e árabe.
Tem publicados livros: Cuentos y relatos de Andalucía y Marruecos,Histórias das terras daqui e de lá: amor( em
parceria com
Lúcia Fidalgo) e Sherezades” (Cuentos de mujeres
beréberes).
Facebook de HammuTopia
Facebook de HammuTopia
Corália Rodrígues
Cuba
Coralia Rodríguez, actriz e narradora cubana com larga experiência internacional, formou-se em teatro,
em Cuba, tendo também frequentado os cursos de narração oral do Grande
Teatro de Havana.
Assumindo
vários papéis principais em mais de quinze peças de teatro.
Há mais de 30 anos que Coralia Rodríguez
corre o mundo (Cuba, México, Brasil, Venezuela, Canadá, Espanha, Suíça, França, Áustria, Alemanha,
Bélgica, Ilha da Reunião, Burkina Faso, Egipto e Tunísia) como embaixadora do teatro e da arte cénica de contar contos,
defendendo os valores da palavra viva com o seu trabalho bilingue (em espanhol e em francês), partilhando workshops
e conferências
sobre a oralidade e a “afrocubania”, a solo ou acompanhada
de Paco Chambi, excelente guitarrista peruano. Graças à sua qualidade artística, tem
recebido importantes prémios latino-americanos. A viver em Genebra há já alguns anos, é fundadora
e criadora do Festival
ContArte, em Cuba, e
actualmente directora
do Festival Afropalabra.
Narradora oral e poeta. Difusora das culturas indígena amazónica e peruana. Combina a sua experiência de vida na Amazónia com a cosmovisão, mitos e contos indígenas.
Nas suas apresentações combina o estilo narrativo dos povos indígenas, a magia dos rituais com os adereços como: colares, coroas, plumas e sons amazónicos. Participou de diversos eventos nacionais e internacionais, tanto no Perú como no Chile, Guatemala, Argentina, Cuba e Colômbia.
A associação inter-étnica de estudantes da amazónia peruana lhe ofereceu o grau de AIMBO-ONANYA em reconhecimento ao seu trabalho de investigação e difusão da narração oral dos povos indígenas amazónicos peruanos.
Pela primeira vez em Portugal ela promete encantar.
Descobre mais coisas sobre esta narradora AQUI»»
Soledad Felloza nasceu no Uruguai. E poderíamos dizer que é um furacão...mulher de palavras poderosas e sedutoras... que possui um sorriso largo e muita energia em sua arte... É simplesmente encantadora.
Com mais de 25 anos de carreira tem realizado oficinas, espectáculos de teatro e de narração em escolas, teatros e festivais no Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Venezuela, Cuba, Argélia, Peru, França, Itália, Portugal, Holanda . É actriz, dramaturga, narradora e fotógrafa. Ao longo da carreira tem trabalhado em diversos meios de comunicação como rádio e em diversos programas de televisão. É colunista em diversas publicações literárias e também directora do Festival Atlántica, um encontro de narradores que acontece todos os anos em Santiago de Compostela.
Novos Talentos
Mariana Machado Portugal
Mariana Machado gostava de ser criança para sempre! Porém como tempo às vezes é cruel e não deixa de passar, ela foi crescendo, crescendo, e tornou-se numa Mariana Grande, a querer ser pequenina e com um mundo muito próprio. Chegou a um momento da sua vida que resolveu fazer um pacto com o tempo, para poder viver feliz: SER CONTADORA DE HISTÓRIAS, já que na vida real teria que ser adulta e viver em conformidade…
O tempo aceitou e ainda lhe trouxe pessoas maravilhosas nesta sua nova etapa! E assim Mariana começou a contar histórias: as que lhe pediam, as que escolhia, e agora começa a sentir que são as histórias que lhe pedem a ela para serem contadas! Com sessões e projetos de narração para todas as idades, concentra a sua energia na narração como ponto de partida para comunicação entre a família e o despertar da consciência emocional através das histórias! Tudo o que faz é de pessoas, sobre pessoas e para pessoas, e assim está de alma e coração neste projeto com imenso potencial que escolheu a cidade do Porto como “Ponto de Encontro” entre pessoas e culturas!
Obrigada Clara Haddad por me teres convidado a participar neste lindíssimo projeto, que com tua luz e vontade tem tudo para dar certo!
Adelina MonteiroPortugal
Natural de Santo Tirso, Adelina Monteiro (1981) iniciou, há dois anos, o seu percurso enquanto contadora de histórias, participando em diferentes cursos e oficinas promovidos pela Escola de Narração Oral Itinerante, bem como em formações levadas a cabo por outras entidades.
Dinamizou já, no papel de contadora, algumas sessões destinadas a crianças e a adultos, pelo que cresce, a cada experiência, o seu fascínio pelas histórias e pela arte de contar.
Vânia Abreu
Portugal
Natural de Braga, Vânia Abreu (1974) viu, há cinco anos atrás, a semente dos contos começar a nascer no seu coração, mas há cerca de dois anos, ao frequentar um dos cursos Escola de Narração Oral Itinerante de Clara Haddad descobriu que esta semente se havia transformado em flor.
Continuou a alimentar esta flor com a frequência de várias outras formações na área da narração de histórias e através das inúmeras sessões de contos. Agora, apenas deseja fazer crescer esta flor e transformá-la em árvore, numa árvore repleta de belos contos, partilhados pelo coração.
Facebook de Vânia Abreu
Sem comentários:
Enviar um comentário